Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Parque Nacional dos Aparados da Serra

Também conhecido por Itaimbezinho, o Parque Nacional dos Aparados da Serra fica na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, separando os municípios de Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS). Itaimbezinho é, na verdade, o nome de um dos canyons protegidos pelo parque.

O parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h, mas o que poucos sabem é que não adianta entrar no parque muito depois das 10h da manhã no verão ou meio-dia no inverno.

Sabe por quê? Porque o choque do ar frio de cima da serra se condensa ao entrar em contato com o ar quente do pé da serra, ocasionando forte neblina. Os moradores daquela região chamam a neblina de "cerração" ou "viração".

Muitas pessoas ficam frustradas ao chegar no parque e se deparar com uma visibilidade quase zero.

Por isso, acorde bem cedo e chegue no parque quando ele abre, às 8h, para um passeio inesquecível!

O parque oferece duas trilhas:

Trilha do Vértice: Esta é a trilha mais curta, em menos de uma hora de caminhada é possível chegar a um mirante e ver duas cascatas impressionantes: a das Andorinhas e a Véu de Noiva.




Trilha do Cotovelo: Esta trilha é a mais longa, pode levar de 1h30 a 3 horas e tem vista para paredes longas e impressionantes do canyon.




Essas duas trilhas são as que o parque oferecem, são na parte superior do canyon e são auto-guiadas, ou seja, você as faz sozinho.

Existem outras trilhas mais complexas que você pode fazer na parte de baixo dos canyons. Em Praia Grande, entre em contato com o Paulinho, da Verdes Canyons para fazer a Trilha do Malacara, a belíssima Trilha do Rio do Boi, entre outras, as quais eu pretendo mencionar aqui no blog em breve. Essas trilhas precisam ser feitas com guia, é proibido entrar sozinho nessa região baixa dos canyons por conta da sua periculosidade. 

Já que o passeio acaba cedo, entre meio-dia e 13h, minha sugestão é ir almoçar em Torres e finalizar o dia conhecendo a cidade. Falei do que fazer e onde comer em Torres aqui.

Serviço:
Parque Nacional Aparados da Serra
Rodovia SC-450, s/nº, Praia Grande - SC
Telefone: (54) 3251 1173 (54) 8133 4772
Site do Parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário