O parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h, mas o que poucos sabem é que não adianta entrar no parque muito depois das 10h da manhã no verão ou meio-dia no inverno.
Sabe por quê? Porque o choque do ar frio de cima da serra se condensa ao entrar em contato com o ar quente do pé da serra, ocasionando forte neblina. Os moradores daquela região chamam a neblina de "cerração" ou "viração".
Muitas pessoas ficam frustradas ao chegar no parque e se deparar com uma visibilidade quase zero.
Por isso, acorde bem cedo e chegue no parque quando ele abre, às 8h, para um passeio inesquecível!
O parque oferece duas trilhas:
Trilha do Vértice: Esta é a trilha mais curta, em menos de uma hora de caminhada é possível chegar a um mirante e ver duas cascatas impressionantes: a das Andorinhas e a Véu de Noiva.
Trilha do Cotovelo: Esta trilha é a mais longa, pode levar de 1h30 a 3 horas e tem vista para paredes longas e impressionantes do canyon.
Essas duas trilhas são as que o parque oferecem, são na parte superior do canyon e são auto-guiadas, ou seja, você as faz sozinho.
Existem outras trilhas mais complexas que você pode fazer na parte de baixo dos canyons. Em Praia Grande, entre em contato com o Paulinho, da Verdes Canyons para fazer a Trilha do Malacara, a belíssima Trilha do Rio do Boi, entre outras, as quais eu pretendo mencionar aqui no blog em breve. Essas trilhas precisam ser feitas com guia, é proibido entrar sozinho nessa região baixa dos canyons por conta da sua periculosidade.
Já que o passeio acaba cedo, entre meio-dia e 13h, minha sugestão é ir almoçar em Torres e finalizar o dia conhecendo a cidade. Falei do que fazer e onde comer em Torres aqui.
Serviço:
Parque Nacional Aparados da Serra
Rodovia SC-450, s/nº, Praia Grande - SC
Telefone: (54) 3251 1173 (54) 8133 4772
Site do Parque
Nenhum comentário:
Postar um comentário