Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Missão de Viajante: Quebrar esteriótipos sobre o Brasil

Numa conversa no grupo das Travelettes, no Facebook, me peguei falando com mulheres do mundo inteiro sobre como estadunidenses respondem o nome do seu estado ou até cidade quando perguntados "De onde você é?" numa viagem.

Disse a elas que mesmo meu país sendo do tamanho dos EUA, ou do tamanho da Europa inteira, eu ainda prefiro responder apenas "Brasil".

Se a pessoa tiver mais interesse, ela que dê continuação à conversa. E o que geralmente se segue é a já tão esperada pergunta feita a brasileiros no exterior: "Você mora no Rio ou em São Paulo?"

Ao que respondo: "Nenhum dos dois. Sou do sul do país, lá onde neva!"

E a cara de choque das pessoas não tem preço!


Acho que nós somos um país grande demais e plural demais para que as pessoas continuem achando que o Brasil só se resume a futebol e samba.

Me sinto, de fato, a embaixadora do choque cultural brasileiro.

Adoro contar pras pessoas que não falamos Espanhol, ou que ODEIO futebol, ou que neva no inverno em algumas regiões!

Nenhum esteriótipo é justo, porque os esteriótipos são rasos, unilaterais, limitadores.

Que outros esteriótipos você já ajudou a quebrar sobre o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário