Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Munique

Munique é a entrada para a minha Alemanha preferida: a Alemanha medieval e romântica.


Foto de Thais Soares

O centro histórico é relativamente pequeno e o Jardim Inglês, principal parque da cidade, fica a uma distância facilmente percorrida a pé. Ou seja, em dois ou três dias você conhecerá boa parte da cidade. Muito bom para aqueles, como eu, que viajam com orçamento apertado, já que a  cidade é a mais cara da Alemanha.

No caminho, você vai ver os restaurantes das cervejarias mais famosas da cidade: a Hofbräuhaus, Paulaner, Franziskaner, e a minha preferida, a Augustiner. Porém, na minha opinião, se você quer uma experiência bem bávara, pegue um tram em frente a Hauptbahnhof, a estação central, e siga até a Augustinerkeller.





É muito comum as cervejarias terem seus próprios restaurantes ao lado, com comida típica da região, feita da maneira mais tradicional e caseira possível. Além da cerveja incrível que eles oferecem, o ambiente é formado de mesas feitas com barris, e a comida é farta, deliciosa e com preço nada turístico.








Jardim Inglês no inverno

Andar pelo Jardim Inglês e ver a quantidade de famílias passeando com seus filhos ou animais de estimação é um belo exemplo da importância que a família tem na vida dos alemães.


Mas não deixe de sentar numa mesa comunitária e apreciar uma boa cerveja no final do passeio, faz parte da experiência!
Jardim Inglês no outono


Não importa a época do ano, o parque é sempre lindo!


Eu já falei aqui sobre a cidade de Dresden, na antiga Alemanha Oriental, mas acredite: as diferenças culturais ainda existem. O Bávaro é um tipo específico de alemão.

Alias, certa vez, li um texto da Larissa, do Brasanha, fazendo um comparativo entre bávaros e gaúchos. Achei muito sensato: A indumentária tida como 'tradicional' de ambos vem do campo, ambas culturas são muito carnívoras, sendo o Rio Grande do Sul um dos lugares que mais consome carne de porco no Brasil, carne essa que é a mais consumida na Baviera. Por fim, vamos falar do bairrismo? Sim, gaúchos e bávaros carregam esse orgulho bairrista que, na verdade, não é visto com bons olhos pelo resto do país... rsrs!

É claro que eu só posso falar desses dois lugares, a Baviera e Dresden, pois são os lugares que conheço bem na Alemanha. Já estive em outros estados, mas por pouco tempo. Mas as diferenças culturais são mesmo visíveis. O pessoal da antiga Alemanha Oriental tem uma noção diferente de 'privacidade' e 'pudor'.

Os alemães, obviamente, não saem por aí sorrindo para estranhos como nós fazemos às vezes, mas pode ter certeza, lá você nunca será mal tratado. A seriedade do povo alemão é só mais uma prova da sua disciplina. Aliás, a limpeza e a organização dos lugares, até mesmo banheiros de bar, é de assustar qualquer brasileiro.

Munique é um conto de fadas possível: cultura, belezas naturais, organização... E claro, boa cerveja e boa comida porque conto de fadas real tem que ter prazeres mundanos!


Pessoal da Hofbräuhaus no Jardim Inglês anunciando a chegada da Oktoberfest

Famoso fenômeno dos surfistas do Jardim Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário