Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Inverno no Hemisfério Norte: Vantagens e desvantagens para viajar

Tenho uma amiga (oi, Flávia!!!) indo encarar o inverno de Nova Iorque pela primeira vez e acabei dando umas dicas a ela. Decidi transformar as dicas em dois posts: dicas gerais e dicas do que usar.

Muitas pessoas no Brasil aproveitam a época de festas de fim de ano e férias escolares para agendarem suas viagens internacionais. O período coincide com o pior do inverno no hemisfério norte, no entanto.

O inverno boreal não é a época ideal do ano para viajar, na minha opinião, mas sendo professora, já encarei 5 vezes a neve européia.

Turistar no inverno tem suas vantagens e desvantagens.

Eu diria que as vantagens são o fato de você não suar, nem se desidratar, nem precisar se preocupar com óculos escuros e filtro solar (se for esquiar, leve óculos, sim!). Também é uma época de poucos turistas na ruas, o que significa filas menores, pontos turísticos menos cheios, hotéis e restaurantes menos cheios.

No inverno, você também comerá mais, o que eu acho uma baita vantagem! hehe! Comidas típicas das festas de fim de ano são geralmente cheias de gordura, açúcar e amor! <3

Porém, em países em que o inverno é 'denso', como Alemanha, Suíça, Áustria, Rep. Tcheca, e demais países do leste e norte europeu (e norte dos EUA, né?), o inverno significa metros de neve e temperaturas baixíssimas que impedem que o turista passe muito tempo na rua. Os passeios acabam tendo que ser interrompidos para um chá ou chocolate quente a cada (+/-) 2 horas. Você se obrigará a ver mais museus e outras opções de ambientes fechados.

Porém, cuidado! Muitos museus e castelos dão férias coletivas aos seus funcionários nessa época de Natal/Ano Novo. Esqueça parques, jardins e fontes, eles fecham também.

E você precisará de lenços de papel. MUITOS LENÇOS! Essa maratona de entra-no-quente-sai-no-frio fará você desenvolver uma corisa eterna! Mas deixe para comprar os lenços lá mesmo, pois são mais grossos e 'aguentam' melhor a corisa de inverno.

Mas gente... O Natal Branco é lindo! Lindo mesmo. Passar as festas dentro de casa, de blusa de lã, perto da lareira, bebendo vinho quente (aka quentão) e comendo biscoitos de Natal é uma experiência que se deve ter na vida! Não porque passa nos filmes, mas porque o frio une as pessoas de verdade!

Falando em Natal, muitos países têm Mercados de Natal. Os Mercados de Natal são uma grande reunião de barraquinhas em uma praça onde você encontra comidas e bebidas típicas da época. Lá também há artesanato e, às vezes, apresentações. Na Europa, a Alemanha, a Alsácia na França, a Áustria e a Suíça têm os mercados mais famosos.

E aqui você vê o post sobre as roupas que mais protegem do frio!


Viena, Áustria

Frankfurt, Alemanha

Salzburg, Áustria

Praga, República Tcheca

Um comentário:

  1. Está tudo preparado para tentar conter o frio! Vamos ver se dará certo!

    ResponderExcluir