Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Laguna, Santa Catarina: O que fazer, onde comer, etc.

Laguna, a terra de Anita Garibaldi, tem história e belezas naturais. A cidade é perfeita para um passeio de um dia, ou um fim de semana com direito à praia.

Minha sugestão de roteiro para conhecer o melhor de Laguna:

Chegada - Vindo do sul do estado, você passa pela nova ponte, que ganhou o nome da "Heroína dos dois Mundos", Anita Garibaldi, e é a primeira ponte estaiada em curva do país. Se você estiver vindo do norte, sem problemas: pegue o transito local, passe pela ponte antiga (ao lado da nova) e pegue o primeiro retorno. Assim, você a verá em dois ângulos.



Centro Histórico - Numa praça que é uma gracinha, a arquitetura Açoriana ainda é preservada. É lá que encontramos a estátua em homenagem à Anita Garibaldi e a Casa da Cultura, prédio que já foi sede da Câmara de Vereadores da cidade e até cadeia! A entrada agora é gratuita e você verá documentos importantes sobre a Revolução Juliana, sobre Anita e Giuseppe, móveis, louças, armas e uniformes militares da época, além de informações sobre as tribos indígenas da região.





Casa de Anita - Menos de 500 metros de distância da praça, você encontra a Casa em que viveu Anita Garibaldi, transformada em museu. Faça este percurso a pé, e aproveite para ver as casas da época, que permeiam o centro antigo. A entrada também tornou-se gratuita há pouco tempo. Lá, você verá alguns móveis antigos e quadros, mas o que mais me chamou a atenção foram as fotos de quando a neta de Anita e Garibaldi veio da Itália para conhecer a casa da avó.



Ao lado da casa de Anita, existe a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, que tem um interior barroco lindíssimo com estruturas talhadas a mão e folheadas a ouro! Mas cuidado, a igreja fecha nas segundas-feiras, que foi o que me impediu de vê-la (na segunda-feira, 7 de setembro).


Fonte: Trip Advisor

Fonte: litoraldesantacatarina.com
A menos de duas quadras do centro histórico, já é possível ver o mar e as docas da cidade.




Daqui, pegue o carro e vá até os molhes de Laguna. Os molhes são o local onde o rio encontra o mar. Lá, além dos belos faróis, você verá pescadores tanto no mar, pescando com varas, quanto no rio, onde acontece o fenômeno mais interessante: a pesca com ajuda do boto. 




Os botos que vivem no rio 'empurram' os cardumes de peixes para perto dos pescadores, que jogam suas redes. Alguns dizem que o boto até dá um sinal com a cabeça para o pescador e assim sinaliza que os peixes se aproximam.




Existem dois lugares de onde você pode ver Laguna de cima. O mirante que existe dentro do complexo do Laguna Tourist Hotel...



E outro mirante é no Morro da Glória, que é o ponto mais alto de Laguna. Lá, está localizada uma estátua de Nossa Senhora da Glória e também é de onde se tem uma bela vista da região.




Agora, vamos às belezas naturais de Laguna:

Depois de cruzar o canal da barra de Laguna pela balsa, você chegará ao ponto mais famoso e mais fotografado de Laguna, o Farol de Santa Marta. O Farol tem uma estrutura ainda bem preservada, com vista para a Prainha do Farol e a Praia do Cardoso. Mas não são só essas as praias da região, além de dezenas de praias, o local é um paraíso para os surfistas.





Laguna tem uma nova lei muito interessante: só se pode fazer passeios guiados com guias da região. E eu recomendo muito o guia Anselmo (contato (48) 9996-0280), que além de ser uma espécie de enciclopédia da região, carrega nos olhos uma verdadeira adoração pela história de Anita Garibaldi.

Recomendo também dois restaurantes em  Laguna onde você encontra frutos do mar:
No centro, recomendo o Restaurante Caiçara.

Próximo à balsa, recomendo o Restaurante Geraldo.

Laguna nos remete à bravura de uma mulher que lutou em três revoluções, em dois continentes: no Brasil, no Uruguai e na Itália. Ana Maria de Jesus Ribeiro ganhou o "apelido" de Anita depois de conhecer e lutar ao lado do esposo e também revolucionário Giuseppe Garibaldi, com quem teve 4 filhos. Anita morreu em batalha, ainda muito jovem, aos 27 anos, e estava grávida do quinto filho. Além de uma estátua em Laguna e outra em Roma, além da ponte que leva seu nome, Anita teve duas cidades nomeadas em sua homenagem em Santa Catarina (Anita Garibaldi e Anitápolis). Essas menções são apenas algumas sobre a heroína cuja vida rendeu livros e filmes. Conhecer Laguna é conhecer mais sobre a hisória do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário