Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bombinhas e seus tesouros (escondidos)

Já vou começar dizendo que não gosto de praia. Nunca gostei. Nem sei nadar.

Maaas... Bombinhas faz qualquer ser humano suspirar. Minha primeira impressão lá foi: - O Caribe estava aqui o tempo todo e ninguém me contou?!

Bombinhas é formada por 29 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos. Quando fui a Bombinhas pela primeira vez, fiz questão de pesquisar todas as praias, todas mesmo: olhei fotos de cada uma delas na Internet, perguntei a amigos, e, depois de muita pesquisa, escolhemos 11 praias para ver. Conseguimos ver as 11 praias em 3 dias, mas quase não sentamos em nenhuma delas para, simplesmente, contemplar. Grande erro. Praia é descanso e contemplação!


Por isso, agora que vou poder ir a Bombinhas de novo, e ainda mais como cicerone, decidi escolher apenas as 6 melhores, e deixar algum tempo reservado para relaxar.

Bombas e Bombinhas são as principais praias da região e onde geralmente o turista fica hospedado. Elas são praias lindas e que merecem a sua visita. Mas também vou falar de outras quatro praias, os tesouros mais belos da região, na minha opinião.

Vista de uma caipirinha de manga e da praia de Bombas

Minha lembrança mais feliz de Bombinhas foi a Praia do Ribeiro. Ela fica exatamente entre Bombas e Bombinhas e não pode ser alcançada de carro. Ela é uma minúscula praia de água cristalina que só tem acesso por uma trilha. A trilha talvez seja o que mantém a Praia do Ribeiro tão reclusa: pedras imensas beiram o mar e cruzá-las de chinelas e biquíni não foi uma experiência fácil. Lembro do dono da pousada dizendo que a trilha era de nível 6... Não, caro leitor, quando se tem que escalar uma pedra maior que você, não se trata de uma trilha de nível 6, muito menos se você tem de fazê-lo de chinelas hawaianas, de roupa de banho, num dia muito quente de verão. Mas o esforço é tão válido que você vai querer fazer tudo isso de novo, assim como eu pretendo. Ser um dos poucos corajosos a contemplar tamanha paz e beleza é uma das melhores sensações que existem!

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro
Uma das praias mais famosas da região é a Praia da Sepultura. Ela é uma pequena praia com forte turismo de mergulho. Vale a visita, mas chegue cedo se quiser um lugar na areia: essa praia é a mais disputada e por ser pequena, enche muito rápido. Aconselho a Praia da Sepultura e a de Lagoinhas (abaixo) para a prática do mergulho.


Praia da Sepultura

A Praia do Retiro dos Padres, também conhecida como Praia dos Ingleses, tem uma formação rochosa belíssima, além da vista das montanhas.

Praia do Retiro dos Padres

A Praia de Lagoinhas, como o nome já diz, tem águas calmas e transparentes. Nela, você verá cavalos marinhos e cardumes de peixes, e se você não se mexer por um tempo, eles vão morder seus pés! Esta é uma praia muito concorrida para mergulho, justamente pela riqueza da vida marinha. Lagoinhas foi uma das minhas praias preferidas e onde passei mais tempo em contemplação.

Todas as praias mencionadas, exceto a do Ribeiro, têm restaurantes que servem bebidas e frutos do mar, porém, na sua maioria, fritos.

Praia de Lagoinhas

Bombinhas é um poema caribenho em plena Santa Catarina.

2 comentários:

  1. Que *coisa* linda! Ao menos pelas fotos, a Praia da Sepultura - nessa mescla de água, pedra, areia e verde - foi a que me encantou. Nesses momentos é que rola aquela vergonha de reclamar da vida, "tá tudo aí pra nós, é só saber chegar". Obrigada. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo impressionante saber quanta coisa existe ao nosso redor e a gente nem percebe, né? Eu mesma nem conheço muitas praias, queria conhecer bem mais. Mas é bom saber que ainda temos uma infinidade de passeios dentro do nosso próprio estado! <3

      Excluir