Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

EGUISHEIM

Eguisheim foi parar no roteiro da maneira mais linda: uma matéria na Internet a classificava como a cidadezinha mais linda da França e escolhida como a preferida pelos franceses. E isso tudo semanas antes da viagem. Quanta coincidência feliz.

Porém, chegar em Eguisheim justo no dia do Festival Anual dos Viticultores de Eguisheim (Fête Des Vignerons d'Eguisheim), sem nenhum planejamento anterior: isso, sim, é uma coincidência feliz!

No caminho entre o estacionamento e o centro da cidadezinha, uma constatação que me fez sorrir por dentro: cada rua tinha o nome de uma uva.

Ao passar pelas casas, observamos que quase todas elas tinham um vinhedo no quintal. E eu imaginava como deveria ser viver ali. Você faz um bom vinho, o seu vizinho também. Os jantares com amigos devem ser memoráveis!

Chegando no centro da cidade, pudemos ver todo o desfile que inicia o festival. Bandas marciais tocavam, todos vestiam roupas de épocas passadas. Rolhas eram jogadas na multidão e vinho branco, a especialidade da região, era servido gratuitamente aos que tinham um copo na mão. Seria o paraíso? Sim, sem dúvida.

Bem no centro uma igrejinha, e, sobre ela, uma cegonha em seu ninho. Eu nunca tinha visto uma cegonha antes, e ela era enorme! Então, me dei conta de que a lenda de que cegonhas carregam bebês havia viajado centenas de anos, e milhares de quilômetros para alcançar aquela gauchinha que morava na Serra. Como uma cultura tão diferente da minha, fez, de certa forma, parte de mim?

Subindo a montanha, vimos vinhedos ainda maiores, e paramos parar degustar algumas uvas. A cada uva de cor diferente, um cheiro e um sabor únicos. No topo da montanha, as ruínas de três castelos. E lá de cima, uma vista surreal de fileiras de uvas que traçavam o solo em tons de verde.

Ainda hoje, meses depois, faço cálculos mentais do que é preciso para largar a vida aqui e ir morar em Eguisheim. Seguido de um suspiro.


...

Fotos de Meiry Peruchi

For the English version, go to My Lyrical Travel Journal







Nenhum comentário:

Postar um comentário