Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Torres, RS: O que fazer

Os Catarinenses, por brincadeira, dizem que Torres é a praia mais bonita do Rio Grande do Sul. A brincadeira consiste no fato de que ela é a única praia bonita do RS.

De fato, a grande maioria das praias gaúchas são apenas longas extensões planas de areia, sem montanhas, quase sem dunas, sem pedras, com muito vento e com mar gelado e arredio.

Por questões geográficas, quando mais ao sul, mais frias as águas e, por conta do vento, piores as condições do mar.

Confesso que também acho Torres a praia gaúcha mais bela, mas o mar ainda é um tanto gelado lá. Assim como no sul de Santa Catarina.

Mas as belezas naturais de Torres compensam o fato de o mar não ser assim uma lagoa.

Vou falar aqui de algumas atrações da cidade e também dar duas sugestões de onde comer.

A Lagoa do Violão é um dos trativos da cidade. À beira da lagoa, os moradores caminham e andam de bicicleta. Dezenas de tartarugas habitam a lagoa.

foto da Internet

Mas a grande atração de Torres é a Praia da Guarita, onde ficam as montanhas que foram chamadas de 'torres', dando nome à cidade.




Minha sugestão é fazer as duas trilhas que existem no Parque da Guarita, local onde fica a Praia da Guarita. Há uma pequena trilha sobre a montanha menor, de onde você terá essa vista da Praia da Guarita:



E existe uma trilha mais longa sobre a montanha mais alta, que liga a Praia da Guarita à Praia da Cal. A trilha é de nível médio e leva de 20 a 40 minutos. A vista é de tirar o fôlego!



Para ter uma vista da cidade de Torres, vá até o Morro do Farol, que tem acesso para carros e estacionamento.


Nas praias gaúchas, é comum ver a areia cheia, mas quase ninguém na água. Ouso afirmar que o gaúcho só vai à praia para poder tomar chimarrão sem suar muito. E por que não?

Eu faço o mesmo.

Como diria uma frase que circulou na Internet:

"O chimarrão é exatamente o contrário da televisão: te faz conversar se estás acompanhado, e te faz pensar quando estás sozinho"



Em Torres, os melhores restaurantes ficam perto da barra, e a grande maioria deles é especializada em frutos do mar. Os meus preferidos são o Cantinho do Pescador e o Anzol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário